Tarifa social de água recebe isenção em Porto Alegre

Na recente coletiva de imprensa realizada em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo anunciou medidas significativas para combater as consequências das inundações que afetaram a cidade. Uma das medidas mais impactantes é a isenção da tarifa social de água por seis meses destinada às famílias inscritas no Bolsa Família, abrangendo as áreas mais atingidas pelas chuvas torrenciais.

Como a isenção afetará as famílias de Porto Alegre?

Até o final do último ano, mais de 79 mil famílias de baixa renda em Porto Alegre dependiam do benefício da tarifa social, que custa R$ 33,33. Com as novas disposições, essas famílias não precisarão arcar com essa despesa nos próximos seis meses. Essa iniciativa tem o objetivo de minimizar o impacto financeiro causado pelas enchentes e ajudar as famílias a se recuperarem mais rapidamente.

Além da isenção para os beneficiários do Bolsa Família, o prefeito Sebastião Melo estendeu a ajuda para outros cidadãos. Usuários das categorias não sociais também serão beneficiados com dois meses de isenção nas tarifas de água e esgoto. Adicionalmente, locais que servem como abrigos temporários foram isentos do pagamento dessas tarifas enquanto estiverem em funcionamento.

Limitação do custo do consumo de água

Outra medida preventiva tomada foi a limitação do custo do consumo de água à média dos últimos seis meses para os residentes de Porto Alegre. A intenção é evitar que os custos aumentem significativamente caso haja um excesso no consumo durante o período de reconstrução e normalização da cidade.

Desde a semana passada, Porto Alegre sofre com um grave desabastecimento de água devido à interrupção das operações em várias estações de abastecimento, causado por problemas de energia e riscos operacionais decorrentes das inundações. Embora algumas estações já tenham retomado suas atividades, pelo menos 23 bairros ainda enfrentam problemas no fornecimento de água.

As ações adotadas pelo governo municipal, em colaboração com o Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Defensoria Pública, visam prover um alívio imediato para os cidadãos afetados e começar o processo de recuperação e normalização das condições de vida em Porto Alegre. A solidariedade e o rápido suporte são essenciais para superar as dificuldades presentes neste momento crítico.