Skinheads: júri de acusados de tentar matar judeus em Porto Alegre é adiado para 2023

Três skinheads acusados da tentativa de matar três judeus em 2005 em Porto Alegre deveriam ter sido julgados nessa quinta-feira (27). No entanto, devido a problemas de saúde de um dos membros da acusação, o julgamento foi remarcado para 23 de março de 2023. 

O  novo plenário deve acontecer no Foro Central I às 9 horas da nova data e contará com a juíza Lourdes Helena Pacheco da Silva, do 2º Juizado da 2ª Vara do Júri. “Este Juízo vem adotando todas as medidas possíveis para garantir a efetivação do julgamento do presente feito, sendo que a hipótese em tela caracteriza motivo de força maior”, disse a magistrada.

Skinheads agridem judeus em bairro de Porto Alegre

No dia 8 de maio de 2005, três judeus estavam na calçada de uma lanchonete na Cidade Baixa quando, ao serem identificados pelo quipá, foram cercados pelo grupo de neonazistas skinhead. As vítimas foram atacadas com golpes de facas, pontapés e socos. 

Os suspeitos estão sendo acusados de três tentativas de homicídio qualificado, com o agravante de ter motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa dos atacados, além de associação criminosa e crime de discriminação ou preconceito racial. 

De acordo com a juíza Lourdes Helena, mesmo com o adiamento ainda há urgência no caso. “A despeito do pedido de adiamento ora acolhido, o compromisso deste Juízo é com o julgamento do processo e com a urgência necessária que o caso requer”, pontua.