Mais de 10 mil postos de trabalho foram criados no RS em setembro; 102,5 mil no ano

Pelo nono mês consecutivo, o estado do Rio Grande do Sul contratou mais do que demitiu no mercado de trabalho formal. Em setembro, foram 10,2 mil vagas com carteira assinada.

Divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência nesta quarta-feira (26), os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Conforme os resultados, no mês de setembro, o saldo é superior ao de 9,8 mil vagas observado no mês anterior. Em setembro do ano passado, o Rio Grande do Sul apresentou saldo positivo de 14,1 mil postos em meio ao processo de retomada após o período a pandemia. 

Em 12 meses, o Estado acumula 120,4 mil postos criados. No ano, são 102,5 mil. O Caged leva em conta apenas o trabalho formal, e as informações são atualizadas mensalmente. No país, em setembro, foram 1,926 milhão de admissões e 1,648 milhão de demissões. Ao todo, houve um saldo positivo de 278 mil carteiras assinadas.

Entre os ramos da economia, o setor de serviços apresentou o melhor desempenho, com criação de 5,9 mil vagas em setembro. Na sequência, comércio (+2,5 mil) e construção (+1,3 mil) completam a parte de cima da tabela. Indústria e agropecuária apresentaram resultados mais tímidos.