Se proteja! Veja lista dos golpes virtuais mais comuns

Entre julho de 2022 e julho de 2023, foram registradas cerca de 300 milhões de tentativas de golpes virtuais, de acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky no Brasil. Neles, criminosos direcionam os cidadãos a fornecerem dados ou a clicarem em links que irão prejudicá-los financeiramente.

De acordo com Fábio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da empresa para a América Latina, os golpistas deixaram de atuar só no Brasil e estão fazendo vítimas em outros países.

“Se a gente puder escolher uma ameaça, é o trojan bancário (malware que invade aplicativos dos bancos). O criminoso brasileiro se especializou nisso, e o sistema bancário local está acostumado, mas nem todos os bancos na América Latina e na Europa contam com as mesmas tecnologias de proteção, o que os torna ainda vulneráveis a estes ataques”, afirma ele.

Confira três dos golpes virtuais mais aplicados por criminosos

Golpe 0800: Neste golpe, os criminosos entram em contato com as vítimas via SMS ou por meio de aplicativos de mensagem, utilizando o nome de um banco. No texto, aparece um número 0800, que seria de uma suposta central telefônica.

Na maioria dos casos, as falsas mensagens enviadas dizem que uma compra foi aprovada em um determinado valor em alguma loja do varejo conhecida. Dizem que para confirmar, o cliente deve digitar o número 1, mas que caso desconheça a transação, o consumidor deve ligar para uma central de 0800.

Ao ligar para a suposta central, a vítima é induzida a realizar transações financeiras e informar dados pessoais, como senhas e números de cartões. Neste processo, diversas pessoas acabam perdendo economias de uma vida inteira.

Assuntos do momento: Muitos criminosos se aproveitam dos assuntos mais populares para tirar dinheiro dos trabalhadores. Neste golpe, as vítimas recebem mensagens via SMS, e-mail ou app, e são convencidas a realizarem cadastrados em um site, para supostamente ganhar brindes, mas acabam tendo seus dados de cartão roubados ou WhatsApp clonado.

Oferta de emprego: Neste golpe, os criminosos enviam mensagem às vítimas dizendo que elas foram selecionadas para um trabalho remoto, com bons salários. Nisso, as pessoas são orientadas a pagarem uma taxa de inscrição para um curso de formação para a vaga, e depois de um tempo somem.

Saiba o que fazer

Autoridades orientam que as vítimas desses ou de outros golpes registrem o caso na delegacia. Caso algum cartão de crédito seja clonado e os criminosos façam compras, é necessário comunicar o banco e solicitar o cancelamento da transação ou até mesmo o bloqueio do cartão. Para pagamentos via Pix, a melhor opção é acionar o mecanismo especial de devolução (MED).

Imagem: Freepik