Santa Catarina possuí 5 cidades com boas práticas de turismo sustentável; conheça

Cinco das oito cidades brasileiras que estão na lista do concurso “TOP 100 Good Practice Stories”, estão localizadas em Santa Catarina. A responsável pelo ranking internacional, divulgado no dia 9 de outubro, é a entidade holandesa Green Destinations, que tem o objetivo de destacar boas práticas sobre o turismo responsável no mundo todo.

Entre os municípios catarinenses, estão Urubuci e Bom Jardim, ambos na Serra, Bombinhas e Navegantes, no Litoral Norte, e Itá, no Oeste. No concurso, as cidades de Apodi, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, também representam o Brasil.

Além do Brasil, a lista ainda conta com locais da Índia, Estados Unidos, Japão, Portugal, entre outros. A divulgação das 100 melhores histórias foi transmitida pelo YouTube, em cerimônia ocorrida em Tallin, na Estônia.

Cidades catarinenses investem em projetos e recebem certificado de turismo sustentável

Urubici

De acordo com a prefeitura, Urubici ganhou a certificação com o projeto de Gestão Sustentável do turismo.

A natureza é seu principal charme. A cidade é repleta de cânions, montanhas e cachoeiras, que foram os grandes responsáveis pelo aumento do número de empreendimentos voltados ao turismo.

Bom Jardim da Serra

A cidade ganhou a certificação com o projeto “Meu Bom Jardim” para valorizar o turismo divulgado informações com atrativos turísticos da cidade e nem a sua própria história.

Navegantes

Navegantes recebeu a certificação internacional por conta do projeto “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”, que fala sobre o processo de recuperação da vegetação de sua orla.

Bombinhas

O programa “Escola do Mar” foi um dos responsáveis pela premiação de Bombinhas. O projeto, que surgiu em 2017 e é vinculada à Secretaria Municipal de Educação, ajuda estudantes a entenderem sobre letramento oceânico, patrimônios culturais, sustentabilidade, empreendedorismo e práticas de movimento pesqueiro.

Itá

Presente na lista há três anos, Itá foi premiada mais uma vez por conta do “Selo Verde”, programa da Câmara Técnica de Sustentabilidade do programa DEL, que avalia, mobiliza, conscientiza, atesta, reconhece e certifica as iniciativas sustentáveis das cidades.

As informações são do g1.

Imagem: Divulgação / Prefeitura Municipal de Urubici