Brasileiros que gostam de cerveja recebem notícia inusitada

A cerveja é uma bebida universal e seu sabor pode variar muito dependendo da marca e dos ingredientes utilizados em sua composição. Contudo, há dois ingredientes que modificam o gosto: lúpulo e levedura.

Uma empresa dos Estados Unidos revelou que deseja melhorar o sabor da cerveja tradicional. Mas, para isso, deve usar um método um tanto quanto controverso, com ingredientes geneticamente modificados, ou transgênicos, como conhecemos.

A decisão tornou-se polêmica entre os internautas, uma vez que a cerveja é uma bebida comum em vários países. Confira mais informações sobre essa mudança inédita e como ela deve acontecer!

Mudança no sabor da cerveja

A empresa em questão é a Berkeley Yeast, com o CEO Charles Denby. De acordo com a BBC, o objetivo é “aprimorar os melhores sabores, reduzir os que não são tão bons e criar novos”.

Para modificar o gosto dessa bebida tão famosa mundialmente, a companhia usa levedura geneticamente modificada. A levedura é um dos ingredientes responsáveis por fermentar o açúcar dos grãos, como a cevada, e produzir o álcool desta bebida. Nesse processo, o ingrediente, em conjunto ao lúpulo, dá gosto à cerveja.

Vale ressaltar que um dos produtos mais famosos da empresa é a levedura Tropics, que foi alterada para ter sabor de maracujá e goiaba. 

Desafios para essa mudança

Nos Estados Unidos, as leis envolvendo os alimentos transgênicos são mais flexíveis do que em outros países, mas complicam a vida da Berkeley Yeast na hora de exportar seus produtos.

Isso porque, no Reino Unidos, por exemplo, apenas é autorizado a comercialização de um alimento geneticamente modificado se eles forem considerados “sem risco para a saúde, não enganando os consumidores e não tendo menos valor nutricional do que os seus homólogos não geneticamente modificados”.

Imagem: Reprodução / Freepik