RS receberá R$ 35 milhões para construir escolas afetadas pela enchente

Após as enchentes que atingiram parte do estado do Rio Grande do Sul, os ministérios da Educação e da Cultura visam utilizar os recursos para auxiliar na reconstrução de unidades escolares gaúchas, que devido aos eventos climáticos, perderam parte de seus itens, além da destruição das unidades.

O repasse federal já havia sido anunciado pelo Estado, para contribuir com a reestruturação nos municípios. Já, por meio do Ministério da Educação (MEC), estima-se um investimento de R$ 35 milhões para a reconstrução total das escolas atingidas pelas cheias.

O apoio técnico e financeiro do MEC será destinado à rede estadual e às redes municipais, priorizadas pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS) em: Arroio do Meio; Bom Retiro do Sul; Colinas; Cruzeiro do Sul; Encantado; Estrela; Lajeado; Muçum e Roca Sales.

Apoio do Ministério da Educação às escolas

Estão previstas ações no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com entrega de materiais didáticos para os ensinos Fundamental e Médio. Para isso, as redes devem enviar um e-mail diretamente ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), formalizando o pedido de reposição dos materiais.

Outra frente é o auxílio, através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para a compra de itens de consumo, como materiais de limpeza. Por outro lado, haverá também o apoio da Secretaria de Educação Básica (SEB), que ficará atenta às demandas das escolas.

Ações culturais desenvolvidas pelo MinC

O Ministério da Cultura (MinC) também deve auxiliar no processo de recuperação do acervo bibliográfico das bibliotecas atingidas pela cheia.

Além disso, o MinC atuará na construção de alguns centros culturais, citando que a pasta prepara ações voltadas à economia criativa, com o objetivo de completar as metas até o final do ano.

Foto: Amanda Perobelli/Reuters