Rolândia: entenda o curioso nome desta cidade do PR

Localizada no norte do Paraná, na Região Metropolitana de Londrina, Rolândia é uma cidade que chama a atenção por conta do seu nome, que pode ser considerado curioso e também um motivo de piada. No entanto, o nome do município carrega uma grande história, conectada a origens europeias, e não é bem o que parece.

A palavra Rolândia não tem conexão com nenhuma palavra brasileira – na verdade, tem origem germânica. Além disso, a cidade já teve que mudar o seu nome no passado. Confira abaixo mais informações sobre a história da cidade de Rolândia, no Paraná.

Qual a história por trás da cidade de Rolândia?

A cidade foi fundada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária de uma companhia de origem inglesa. Além dos britânicos, o município foi construído também graças à colaboração com imigrantes de diversas outras nacionalidades, como japoneses, alemães, portugueses, húngaros, italianos, espanhóis, austríacos, tchecos, poloneses, suíços e sírio-libaneses.

Em decorrência à herança europeia, o nome Rolândia, de origem germânica, foi dado à cidade como uma forma de homenagem ao herói Roland, figura histórica da Alemanha na idade Média, conhecido por guerrear ao lado do tio, Carlos Magno. Seu lema era “Liberdade e Justiça”.

No entanto, assim como diversas outras cidades brasileiras de origem germânica, o nome Rolândia teve que ser alterado. Em 30 de dezembro de 1943, o município passou a ser chamado de Caviúna. O mesmo caso aconteceu com Cambé. Foi somente 4 anos depois, em 1947, que seu nome antigo voltou a ser utilizado.

Hoje, Rolândia conta com cerca de 67 mil habitantes e uma área de aproximadamente 459 mil quilômetros quadrados. A cidade é conhecida por sua economia baseada na agricultura, com cultivos de diversos tipos, como por exemplo cana de açúcar, trigo, laranja, soja e milho.

Imagem: Reprodução / Pretexto / Daiane Valentim