Rodovias estaduais gaúchas terão 15 lombadas eletrônicas desligadas

As lombadas eletrônicas instaladas em 15 rodovias estaduais gaúchas, um ano após terem sido religadas, voltaram a ficar fora de operação.

A determinação consta no Diário Oficial da última terça-feira (13). A validade da medida, porém, passou a contar a partir de 9 de dezembro. Três contratos receberam ordem de paralisação dos serviços.

O contrato das lombadas eletrônicas é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Foram afetados equipamentos instalados no Litoral Norte, no Noroeste, na Região Carbonífera, na Região Central, na Serra, no Vale do Caí, no Vale do Rio Pardo e no Vale do Sinos.

O desligamento ocorre num dos períodos mais sensíveis do trânsito. Procurada, a autarquia explicou que a paralisação foi necessária para que fosse possível incluir um aditivo contratual ao serviço.

“A partir da resolução 798 do Contran, os estudos para avaliar a situação das faixas de tráfego monitoradas devem ser renovados anualmente. Como essa alteração é mais recente que os contratos que haviam sido firmados, é preciso um aditivo financeiro para incluir os estudos – que, inclusive, já foram realizados”, informa o departamento.

Relação de rodovias:

– RS-030, no Litoral Norte
– RS-115, na Serra Gaúcha
– RS-124, no Vale do Caí
– RS-149, na Região Central
– RS-155, no Noroeste
– RS-235, na Serra
– RS-240, no Vale do Sinos
– RS-287, no Vale do Rio Pardo
– RS-389, no Litoral Norte
– RS-401, Região Carbonífera
– RS-452, Vale do Caí
– RS-453, na Serra
– RS-486, no Litoral Norte
– RS-509, na Região Central
– RS-873, Vale do Sinos