Rodovias alagadas deixam cidade de SC completamente “ilhada”

Porto União, localizada no Norte de Santa Catarina, está completamente ilhada por conta das chuvas intensas que têm atingido o Estado desde o início de outubro. Três das principais rodovias da cidade estão alagadas, o que impede o acesso à região. A BR-476 está bloqueada há quase dez dias após o desabamento de um trecho da pista entre SC e PR.

Os alagamentos são consequentes do nível do rio Iguaçu, que está com mais de 8 metros e transbordou nesta terça-feira (17). No momento, a BR-476, a BR-153 e a entrada de Porto União, pela BR-280, e a ponte que permite acessar a área industrial, estão submersas e fechadas.

Para entrar ou sair da cidade, é necessário passar pela BR-135, que também não está livre de complicações, já que alguns pontos estão com quedas de barreiras.

Fortes chuvas causam estragos em SC

Além de deixar ruas alagadas e destruir casas, as chuvas intensas causou a morte de ao menos seis pessoas entre os dias 4 e 16 deste mês em cidades do Vale do Itajaí, Serra, Norte e Oeste.

No Vale do Itajaí, as vítimas que faleceram eram de Rio do Sul e Rio do Oeste. Já na Serra, de Palmeira e Campo Belo do Sul. No Norte, de Três Barras. A morte confirmada no Oeste ocorreu em Calmon.

Entre as vítimas, estão Paulo Torinelli, de 65 anos, Rodrigo José de Farias, de 42 anos, Olívia Becker Berto, de 75 anos, Maicon Moraes Agostinho, de 29 anos, Vilmar Xavier, de 41 anos, e Moacir Valker da Silva, de 59 anos.

Até o momento, 125 cidades catarinenses decretaram situação de emergência.

Inmet emite alerta laranja para tempestades em Santa Catarina

As chuvas devem continuar em Santa Catarina. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para o Estado. Deve haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Imagem: Prefeitura de Porto União / Divulgação