Rio Grande do Sul é o estado mais procurado pelos turistas

De acordo com dados de monitoramento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de atividades turísticas no Rio Grande do Sul subiu 7,5% em janeiro deste ano comparado a dezembro de 2022. O Estado registrou o maior crescimento da estatística, seguido pelo Ceará (7,2%) e pela Bahia (5,3%). Ao total, foram analisadas as situações de 12 estados turísticos do Brasil.

Na comparação feita entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022, foi analisado que o volume de atividades turísticas cresceu 12,9%, devido ao aumento na receita de empresas de locação de automóveis, restaurantes, hotéis, rodoviário coletivo de passageiros, agências de viagens, serviços de bufê e atividades teatrais e espetáculos.

São Paulo (16,4%), seguido por Minas Gerais (24,7%), Rio de Janeiro (7,3%) e Bahia (14,5%) foram os estados que tiveram mais resultados positivos no setor de turismo. Diferente do Distrito Federal, que teve uma queda de 2,5%. Atualmente, o turismo do Rio Grande do Sul se encontra 14,2% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020.

Número de contratações no setor turismo do Rio Grande do Sul aumenta

De acordo com o titular da Setur, Vilson Covatti, o crescimento é resultado dos esforços da gestão para se comunicar com os municípios turísticos do Estado e entender as demandas locais de infraestrutura para atender aos visitantes. Covatti ainda afirma que a pretensão do Rio Grande do Sul é investir em projetos que tenham potencial para impactar de forma significativa as atividades turísticas de cada região. “Estamos dando atenção para cada proposta recebida, avaliando com critérios definidos em conjunto com a equipe técnica da secretaria.”

A pesquisa do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, 8.942 pessoas foram contratadas contratações e 8.921 desligadas no setor turismo. A gastronomia teve destaque no mês de janeiro – restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas representaram 54,2% do total das admissões no mês.