Fenômeno climático deve trazer chuvas intensas para o RS

De acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) dos Estados Unidos, o fenômeno climático El Niño tem uma alta probabilidade de começar neste inverno, podendo trazer chuvas intensas e calor para o Rio Grande do Sul a partir da primavera.

Com base em estimativas publicadas pela agência, há uma chance de 62% do evento começar até o final de julho. O relatório mais recente foi divulgado nesta segunda-feira (1) e serve como referência para meteorologistas.

El Niño pode retornar neste inverno com possibilidade de chuvas intensas e calor no RS, alerta agência dos EUA

Novo ciclo do El Niño pode trazer chuvas intensas e calor para o Rio Grande do Sul, segundo estimativas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA. Esse fenômeno é caracterizado pelo aumento de 0,5°C na temperatura do Oceano Pacífico equatorial, o que pode intensificar as chuvas e o calor na região sul do Brasil.

Embora haja uma transição do La Niña para o El Niño desde fevereiro, ainda não é possível determinar se o fenômeno será mais forte, pois anomalias de calor têm sido cada vez mais comuns no oceano devido às mudanças climáticas. O professor de Geografia da UFRGS, Francisco Aquino, explica que o cenário atual é de neutralidade.

“Isso ajuda a confundir quando você se encaminha para um evento como o El Niño, em que você olha o oceano e já se viam áreas anomalamente mais quentes. Pela época do ano, outono, é difícil os modelos fazerem uma previsão antecipada corretamente”, disse o climatologista.

Fonte: GZH

Foto: Joel Vargas/PMPA