Região Sul sofre com os efeitos do ciclone Yakecan, foram 24 hrs sem luz!

O ciclone Yakecan chegou ao Sul do país nesta terça-feira (17), e os fortes ventos causados pelo fenômeno provocaram diversos estragos e até uma morte na região.

Mais de 800 mil gaúchos ficaram sem energia elétrica, e os moradores do município de Mostardas, o ponto mais afetado pela tempestade, chegaram a ficar 24h às escuras. 

Os cidadãos de Mostardas tiveram a energia restabelecida na noite de quarta (18), porém, no mesmo dia, 180,5 pontos da região ainda permaneciam sem luz. 

As concessionárias do Sul do país, a CEEE Grupo Equatorial e RGE, informam que os trabalhadores estão nas ruas realizando os reparos e o prazo para resolução varia de acordo com a complexidade de cada caso.

Ciclone Yakecan

Classificado pela Marinha brasileira como um ciclone subtropical, o Yakecan, que significa “som do céu” em tupi-guarani, trata-se do quarto ciclone a se aproximar tanto do Brasil neste século. 

Foram registrados ventos de até 120 km/h na região Sul do país, que deixaram para trás um cenário de destruição. Postes e árvores desabaram, além do destelhamento de diversas construções e casas. 

O Hospital de Tramandaí, por exemplo, sofreu um destelhamento durante a ventania. Em Três Cachoeiras, um ginásio municipal desabou. No Rio Grande do Sul, as aulas foram suspensas em todo o estado. 

Ainda no RS, devido a tempestade, houve o naufrágio de um pequeno barco com três pescadores no estado. Um dos tripulantes, infelizmente, não resistiu. 

Yakecan se afasta do continente

Nesta quinta-feira (19), o ciclone se afasta do Brasil. O vento na região Sul, principalmente no RS, sopra predominantemente fraco. O clima frio continua.

O alerta continua para a costa das regiões Sul e Sudeste, visto que um dos efeitos da passagem do ciclone será uma grande ressaca dos mares, com a formação de ondas de até 5 metros.