Região Sul deve passar longo período sem chuvas

O mês de maio tem sido marcado pela atuação frequente de sistemas frontais na Região Sul do Brasil, com maior intensidade no estado do Rio Grande do Sul. No último fim de semana, um ciclone extratropical e uma frente fria causaram eventos mais volumosos de chuva nesta região.

No entanto, as previsões para o restante do mês não são favoráveis para chuvas expressivas. Pelo contrário, a tendência é que haja dias de tempo firme devido à atuação de massas de ar frio que seguem um padrão semelhante ao sistema atual. Essas massas de ar avançam pelo Rio Grande do Sul, afastam-se para o oceano e causam uma queda significativa nas temperaturas no leste e sul de Santa Catarina, no leste do Paraná e no leste do Sudeste.

Condições meteorológicas atuais na Região Sul do Brasil e influência de fatores climáticos

Apesar do fim do La Niña, as condições meteorológicas na Região Sul do Brasil estão sendo influenciadas por diferentes fatores climáticos. De acordo com especialistas, o período de neutralidade para El Niño-Oscilação Sul e a atuação de oscilações Antártica (AAO) e de Madden-Julian (MJO) têm impactado as condições meteorológicas em dias, semanas e meses.

Embora a região do Pacífico Equatorial tenha apresentado um aumento na temperatura e a formação de um El Niño costeiro, que poderia proporcionar um aumento das chuvas no Sul do Brasil, a influência das oscilações AAO e MJO tem sido mais forte nas próximas semanas, especialmente da AAO.

Os especialistas têm acompanhado o comportamento registrado e a previsão da AAO através de um gráfico, e observam uma forte tendência positiva nos próximos dias, que pode influenciar até a última semana de maio. Esse comportamento representa a atuação de sistemas transientes de precipitação, como frentes frias, cavados e baixas pressões, mais próximos da Antártica, o que resulta na diminuição das chuvas no centro-sul do Brasil.

Durante esta época do ano, esses sistemas costumam atuar em latitudes mais baixas, mais próximas do centro-sul do país, e sob essas condições da AAO, é comum observar frentes frias avançando, mas se afastando rapidamente para o oceano, influenciando mais de forma costeira.

Segundo a previsão climática atualizada pela Meteored, o próximo período de 15 dias terá um padrão mais seco em grande parte do centro-sul do país, com exceção de algumas regiões da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo que podem ter chuvas devido a uma formação de região de cavado.

Embora haja a previsão de uma frente fria passando pela região sul por volta do dia 18 de maio, a expectativa é de que o sistema seja fraco e permita que uma massa de ar frio continue atuando na região. As chuvas mais expressivas na região sul devem ocorrer na última semana de maio ou na transição para junho, quando a umidade deve aumentar.

Fonte: Meteored

Imagem: Wirestock/freepik.com