Quais os lugares da Capital que a Prefeitura planeja privatizar?

A Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) da Prefeitura de Porto Alegre apresentou ao Instituto Semeia, em São Paulo, os pré-projetos para concessão de espaços públicos à iniciativa privada. 

Segundo os documentos aprovados, seriam concedidos os direitos sobre os parques Farroupilha e Marinha do Brasil, do trecho 3 da Orla do Guaíba e outra área da praia do Lami. A previsão é de que seja construído um estacionamento subterrâneo com 577 vagas na Redenção, também conhecida como Parque Farroupilha e um dos mais famosos espaços públicos da Capital. 

Em reunião realizada na última quinta-feira (1º), o diretor de Estruturação e Desestatização da SMP, Fernando Pimentel, fez a apresentação dos projetos. 

O Instituto Semeia tem como foco o desenvolvimento de projeto de gestão de parques naturais e urbanos e está auxiliando a Prefeitura de Porto Alegre de forma gratuita na modelagem das concessões, que poderão ter vigência por 30 anos. 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também foi acionada pelo município para fazer os cálculos de custos de manutenção e viabilidade dos empreendimentos. 

Segundo a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, os projetos ainda não estão finalizados e que a apresentação feita na capital paulista foi apenas para consultores do Instituto Semeia.  

Ainda conforme Pellini, o prefeito Sebastião Melo é a favor da concessão de parques para a iniciativa privada, como o projeto executado no trecho 1 da orla do Guaíba e no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, ambos os locais atualmente sob gestão da mesma empresa. 

De acordo com o pré-projeto, o estacionamento seria implementado abaixo do Parque Ramiro Souto, localizado dentro da Redenção próximo ao Auditório Araújo Vianna. A viabilidade da obra está sendo verificada. Uma série de questões urbanísticas e ambientais serão levadas em conta na implementação do projeto, como por exemplo a propensão a alagamentos da região, fator que pode elevar os custos da construção subterrânea.