Quais linhas de ônibus mais apresentaram reclamações no último ano em Porto Alegre?

Levantamento divulgado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aponta as 10 linhas de ônibus que apresentaram mais reclamações em Porto Alegre. Considerando apenas as 10 linhas com maior número de queixas, são 2.589 relatos de problemas.

A linha 286 foi a que teve maior número de reclamações, com o total de uma reclamação para cada 4.992 passageiros. Confira abaixo quais foram as linhas com maior número de reclamações em 2022.

Linhas de ônibus com mais reclamações no ano

  • Linha 286: 1 reclamação para cada 4.992 passageiros
  • Linha T5: 1 reclamação para cada 6.043 passageiros
  • Linha T11: 1 reclamação para cada 6.625 passageiros
  • Linha 211: 1 reclamação para cada 8261 passageiros
  • Linha 110: 1 reclamação para 8314 passageiros
  • Linha T4: 1 reclamação para cada 10.491 passageiros
  • Linha T7: 1 reclamação para cada 11.015 passageiros
  • Linha T12: 1 reclamação para cada 12.302 passageiros
  • Linha T1: 1 reclamação para cada 13.464 passageiros
  • Linha T6: 1 reclamação para cada 15.870 passageiros

Ao todo, as linhas transportaram 24,5 milhões de passageiros. O levantamento aponta que os trajetos mais longos foram os que mais incomodaram os passageiros, devido á distância e o alto fluxo no trânsito. A linha 286, com maior número de reclamações, teve uma média de 47 passageiros por hora.

O número de reclamações feitas á prefeitura de forma oficial, pelos telefones 156, 118 ou pelo aplicativo 156+POA, representa menos de 0,5% do total de passageiros do transporte coletivo. O índice de satisfação geral apontado pelo levantamento foi de 5,9. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, as reclamações são importantes para orientar as mudanças a serem feitas em relação aos problemas nas linhas.