Primeiro rótulo inclusivo é desenvolvido por marca gaúcha de vinhos

Uma marca gaúcha de vinhos desenvolveu um rótulo inclusivo que tem como objetivo dar voz à comunidade LGBTQIAP+.

Os representantes da Inclusive Wine, Renan Perovano, de 34 anos, e Raphael Campo, 32, são naturais do Espírito Santos, mas residem em Porto Alegre há 10 anos. Segundo os sócios a marca surgiu a partir da necessidade que ambos viam como consumidores de vinhos e espumantes em conhecer uma empresa que trouxesse representatividade no produto. A ideia foi elaborada em abril do ano passado e todo o processo foi rápido, em agosto de 2021 a dupla já havia lançado o primeiro espumante. 

Para realmente trazer a inclusão que os idealizadores queriam, as parcerias envolvendo o setor criativo e a comunicação são feitas com pessoas da comunidade.
O produto é produzido na serra gaúcha, sendo que os espumantes são produzidos em uma vinícola de Garibaldi e o vinho é feito em Caxias do Sul. A produção, de acordo com Renan e Raphael, é feita de acordo com a demanda.

Segundo os empreendedores, é possível encontrar os produtos da Inclusive Wine em lojas de Porto Alegre, São Paulo e Espírito Santos, e para as demais regiões do Brasil de forma virtual. 

No mês de junho, o conhecido mês do orgulho LGBTQIAP+, a Inclusive Wine lançou um rótulo especial e inclusivo para deficientes auditivos e visuais. A criação conta com um QR Code que traz um vídeo em audiodescrição sobre as informações do rótulo, além de uma tradução feita na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma legenda descritiva. 

O rótulo rendeu aos dois um convite para o evento Acessa BH, realizado em Belo Horizonte, com artistas deficientes. A artista responsável pelo rótulo especial foi conhecida pela dupla durante uma feira de turismo em Gramado.

Os empresários revelaram ter recebido diversos comentários favoráveis à proposta.