Eleições 2022 podem alterar fotografia da atual legislatura da Câmara Municipal

Ainda que as eleições realizadas neste ano de 2022 lidem diretamente com os cargos de presidente da República, senador e deputado federal, estadual e distrital, o processo eleitoral pode interferir no cenário atual da Câmara Municipal de Porto Alegre.

Dos 36 vereadores eleitos há dois anos em Porto Alegre, 25 fazem parte da campanha eleitoral. Sendo dois candidatos a vice-governador, três concorrendo ao senado, um suplente e três na disputa pela Câmara dos Deputados, o restante é candidato em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa. 

Caso os candidatos em questão se elejam, em 2023 a Câmara Municipal de Porto Alegre deverá chamar uma boa quantidade de suplentes para cumprirem o fim do mandato, pois as próximas eleições para a legislatura só acontecerão em 2024.

Tanto o atual presidente do Legislativo da Capital, Idenir Cecchim, quanto o correligionário Schirmer não concorrem a cargos fora da Câmara nestas eleições.

Hamilton Sossmeier (PTB) que ocupava o cargo na Secretaria do Emprego Trabalho e Renda do RS até o último mês e o colega de partido Giovane Byl também não disputam a corrida eleitoral. Alvoni Medina e José Freitas do Republicanos pretendem seguir seu mandato no Legislativo. 

João Bosco Vaz (PDT) que entrou na Câmara Municipal de Porto Alegre após a morte de Mauro Zacher confirmou que concluirá o mandato em homenagem ao amigo e companheiro de partido. Aldacir Oliboni e Jonas Reis do PT manifestam apoio aos candidatos do partido que entraram na disputa eleitoral mas não concorrem a outros cargos. 

Parlamentares e cargos pretendidos

Deputado estadual:
Alexandre Bobadra (PL)
Bruna Rodrigues (PCdoB)
Cassiá Carpes (PP)
Cláudia Araújo (PSD)
Claudio Janta (SD)
Felipe Camozzato (Novo)
Fernanda Barth (PSC)
Jesse Sangalli (Cidadania)
Kaká D’avila (PSDB)
Karen Santos (PSol)
Laura Sito (PT)
Leonel Radde (PT)
Márcio Bins Ely (PDT)
Matheus Gomes (PSol)
Mauro Pinheiro (PL)
Monica Leal (PP)
Ramiro Rosário (PSDB)

Deputado federal:
Daiana Santos (PCdoB)
Lourdes Sprenger (MDB)
Moisés Barboza (PSDB)

Vice-governador:
Pedro Ruas (PSol)
Tanise Sabino (PTB)

Senado:
Airto Ferronato (PSB)
Nádia Gerhard (PP)
Robaina (PSol) – suplente

Não concorrem:
Aldacir Oliboni (PT)
Alvoni Medina (Republicanos)
Cezar Schirmer (MDB)
Gilson Padeiro (PSDB)
Giovane Byl (PTB)
Hamilton Sossmeier (PTB)
Idenir Cecchim (MDB)
João Bosco Vaz (PDT)
Jonas Reis (PT)
José Freitas (Republicanos)
Mari Pimentel (Novo)