Primeira Miss Universo brasileira é do RS; confira a história

No dia 20 de julho de 1963, a gaúcha Ieda Maria Vargas mudava a história da beleza no Brasil ao se tornar a primeira Miss Universo brasileira. Na época em que venceu o concurso, que foi realizado em Miami Beach, na Flórida (EUA), a determinada e linda porto-alegrense tinha apenas 18 anos. As informações são da Folha.

Além de Ieda, mais 49 candidatas estavam na luta para conquistar o título de miss. O segundo lugar foi ocupado pela dinamarquesa Aino Korva, já o terceiro por Marlene McKeown, da Irlanda. Depois delas, estavam Lalaine Bennett (4º lugar), da Filipinas, e Kim Myoung-ja (5º), da Coreia do Sul.

Após conquistar a faixa de Miss Universo 1963, Ieda recebeu um prêmio em dinheiro e um contrato de um ano que incluiu residência em Nova York, enquanto realizava viagens por todo mundo.

Primeira Miss Universo brasileira disse não à Hollywood

Não foi só dinheiro e moradia fora do país que Ieda recebeu. Após se tornar Miss Universo, ela foi convidada para se tornar atriz de Hollywood, porém, a oferta não lhe despertou interesse e ela disse não. A jovem tinha o sonho de voltar para sua cidade, casar e ter filhos, formando uma bela família.

Apesar de ter recusado uma oportunidade tão grande quanto esta, a fama não deixou de bater na porta de Ieda. A mulher se tornou uma espécie de celebridade no Brasil.

De acordo com a imprensa da época, ela foi reverenciada quando chegou ao país no pós-vitória. Na época, Porto Alegre inteira parou para assisti-lá ir do aeroporto ao Palácio Piratini, onde foi recebida pelo governador do estado, Ildo Meneghetti.

Onde anda Ieda?

Ieda realizou seu sonho de ter uma família e atualmente vive em Gramado, no Rio Grande do Sul. Ela deixou a carreira artística de lado, porém, ainda faz participações em eventos como convidada de honra.