Primavera no RS: saiba como deve ser a estação no estado de acordo com especialistas

Segundo especialistas, a primavera deve vir acompanhada por chuvas no Rio Grande do Sul, que já tem sido afetado por esses fenômenos há algumas semanas. A mudança de estação ocorre no sábado (23). As informações são do portal GZH.

Um dos grandes responsáveis pela precipitação acima da média é o El Niño. De acordo com Murilo Lopes, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o fenômeno tem uma influência muito forte durante a primavera. O especialista ainda afirma que na próxima estação, o número de dias com chuva volumosa e condições para tempestade irão aumentar.

Cidades do Rio Grande do Sul registraram precipitação anormal em setembro

Em setembro, alguns municípios do Estado já tem registrado precipitação alterada. Caçapava do Sul, na Campanha e Serafina, no Norte, apresentaram volumes de 400mm nos 15 primeiros dias deste mês, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os números são mais do que o dobro esperado para esta época do ano nesses municípios.

Porto Alegre também apresentou anormalidades. A Capital registrou 275,4mm de chuva na primeira quinzena de setembro, quando o esperado para todo o mês é 147,8mm.

Primavera deve apresentar temperaturas elevadas

Além das chuvas acima da média, a primavera também deve ser mais quente por influência do El Niño, afirma Lopes. “Esperamos que o fenômeno continue com intensidade de moderada a forte na primavera, inclusive ganhando força no próximo trimestre.”, disse.

E não é só na primavera que o fenômeno deve continuar atuando, de acordo com Eliana Klering, as chuvas também ficarão acima da média no verão. “Em algumas regiões, a chuva deve ultrapassar em mais de 50% a média histórica, principalmente nos meses de outubro e novembro. Nossas redes de drenagem estão comprometidas, e isso faz com que esses eventos de precipitação intensa mereçam um nível de atenção ainda maior”, afirma.

Imagem: Flickr / CreativeCommons