Prefeitura no PR suspende convocação de 158 aprovados em concurso; saiba o motivo

O processo seletivo que contou com 158 aprovados na Guarda Municipal de Londrina, no norte do Paraná, foi suspenso devido à queda de arrecadação de impostos prevista pelo município. 

Em setembro, a Secretaria de Defesa Social solicitou o estudo para convocar 158 pessoas que foram aprovadas no último processo seletivo, organizado pelo município. 

“O Comitê Especial de Gestão Orçamentária e Financeira, decidiu suspender os processos que estavam tramitando para autorização, objetivando mormente o recálculo do índice de gastos com pessoal em face das contratações já autorizadas”, consta o documento.

Mudança momentânea

Segundo João Carlos Barbosa Perez, secretário municipal da Fazenda, a decisão é momentânea e deve ser reavaliada mensalmente. Ainda segundo ele, a tendência pode ser pensada em dois cenários:

  1. caso a faixa de arrecadação suba novamente;
  2. ou se a prefeitura considerar que as contratações são imprescindíveis para o funcionamento do município.

Atualmente, Londrina possui cerca de 360 guardas municipais. A ampliação no efetivo, de acordo com a Secretaria de Defesa Social, seria uma das tentativas de melhorar a segurança em postos de saúde e escolas.

Baixa na arrecadação de impostos

De acordo com a Secretaria da Fazenda, a arrecadação de impostos municipais em Londrina está abaixo do esperado.

Além disso, o órgão também afirmou que a arrecadação dos tributos federais e estaduais também estão abaixo do previsto, o que pode provocar uma reação em cadeia, afetando também os gastos com contratações que haviam sido estipulados em Londrina.

“Esse conjunto de tributos abaixo do que nós tínhamos projetado nos leva ai por cautela, por prudência, adotarmos algumas medidas. […] A gente tem que conciliar tudo isso com a questão da legalidade. Havendo uma tendência de queda na arrecadação você se antecipa e coloca os pés no freio”, afirma o secretário Perez.

Imagem: Reprodução / jannoon028 / Freepik