Novo ciclone gera risco de temporal, ventos fortes e granizo no RS nesta quarta-feira (4)

Na tarde desta terça-feira (3), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho (grande perigo) para risco de temporal em algumas áreas do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (4). A ação de uma frente fria, associada a formação de um ciclone extratropical na Argentina, traz instabilidade para o Estado. A escala também conta com o alerta amarelo (perigo potencial).

O alerta emitido pelo instituto indica grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário. Segundo a previsão, a chuva pode chegar a 100 milímetros e deve haver rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo. O aviso é válido entre às 22h desta terça e 8h desta quarta-feira (4).

Antes, o Inmet havia emitido dois alertas laranja para risco de temporal, válidos das 15h desta terça-feira até as 10h da próxima quinta-feira (5), ambos também para risco de temporal no território gaúcho.

Saiba o que fazer para se proteger durante um temporal

Para que a população possa se proteger das tempestades, o Inmet dá as seguintes recomendações:

  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
  • Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O tempo deve ficar firme novamente no Rio Grande do Sul apenas na quinta-feira (5), com condição de sol entre nuvens. As temperaturas devem variar entre 12 e 21 graus.

A chuva volta a atingir o Estado já na sexta-feira (6), com pancadas previstas para as regiões Norte e Central. Tempestades podem ocorrer na região Nordeste.

Imagem: Reprodução / Alex Rocha / PMPA