Prefeitura de Porto Alegre anuncia novidade para identificar buracos em ruas da cidade

A utilização de inteligência artificial para melhorar a eficiência dos serviços públicos já é uma realidade em diversas partes do mundo, e parece que Porto Alegre não vai ficar de fora dessa revolução tecnológica.

Este ano, a capital do Rio Grande do Sul deve contratar um serviço de inteligência artificial para identificar imperfeições no asfalto das ruas da cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e o projeto está atualmente sob análise da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Uma vez aprovado, a prefeitura pretende alocar até R$ 4 milhões por ano ao projeto.

De acordo com o projeto, a empresa contratada deverá percorrer 2 mil quilômetros a cada 30 dias pelas ruas da cidade. O sistema operará por meio de sensores instalados nos amortecedores do carro e uma câmera colocada na parte superior do veículo. Utilizando a inteligência artificial, o sistema será capaz de detectar buracos, trincas no asfalto, desníveis, lombadas sem pintura e até bueiros. Além disso, a prefeitura será notificada sobre as áreas que precisam ser reparadas.

Prioridades dos reparos nas ruas de Porto Alegre

A utilização da inteligência artificial para detecção de imperfeições nas ruas permitirá que a prefeitura metodize suas ações de reparo. Através de um mapa atualizado semanalmente, a ideia é identificar quais ruas precisam de atenção imediata e agir preventivamente, evitando possíveis problemas antes do surgimento de grandes buracos, por exemplo. Com isso, será possível também avaliar a qualidade de serviços feitos no asfalto por outros órgãos da prefeitura e identificar se houve problemas após um curto período de tempo.

Este projeto utilizará um programa de computador para elencar as vias que precisam de reparo com mais urgência. Isso proporcionará melhor qualidade nas demandas, apontando o problema na via de forma mais detalhada, gerando uma resposta mais rápida da equipe responsável. Ademais, será finalmente possível medir quantos quilômetros de rua o porta Alegre possui e quantas vias são asfaltadas. Atualmente, estima-se que a cidade tenha 3,4 mil quilômetros de ruas, sendo 2,8 mil deles pavimentados. Projetos similares de monitoramento já estão em funcionamento em outras cidades, como São Paulo, onde táxis e motoristas de aplicativos são responsáveis pelo mapeamento.