Prefeito de Porto Alegre faz pedido para população

Na madrugada desta quinta-feira (02), Porto Alegre foi palco de mais um episódio de chuvas intensas que afetaram significativamente a rotina da cidade. Diante do cenário caótico, o prefeito da cidade, Sebastião Melo, fez um apelo à população para que evitem sair de casa, a fim de preservar a segurança de todos.

Principais pontos de acolhimento para os afetados

O prefeito destacou o Pepsi On Stage, localizado na Severo Dullius, como o principal ponto de acolhimento para os cidadãos que precisam evacuar áreas de risco, especialmente da região das Ilhas. “O principal ponto de acolhimento em Porto Alegre neste momento é o Pepsi On Stage, na Severo Dullius, especialmente para receber a população que precisa sair da região das Ilhas. Contatos prioritários para emergências: 199 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros) e 156 (prefeitura)”, comunicou Melo.

Durante uma entrevista à Rádio Guaíba, o prefeito reforçou o apelo por união e solidariedade entre os cidadãos. “Nós precisamos de doações, colchões, água, produtos de higiene porque vamos necessitar ao longo do dia. É um apelo que gostaria de fazer aos ouvintes porque neste momento a cidade tem que se unir”, disse o prefeito.

Na tarde de ontem, antes da chuva intensificar, o prefeito Sebastião Melo convocou uma reunião emergencial do Comitê de Operações de Emergência (Copae) para avaliar a situação e coordenar as ações necessárias.

Segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil, a situação é crítica: dez mortes confirmadas, 21 pessoas desaparecidas, mais de 1.000 desabrigadas e 3.393 desalojadas. Esses números não apenas ilustram a seriedade do momento como também reforçam a necessidade de ações rápidas e efetivas para aliviar o sofrimento da população atingida.