Fenômeno que causou fortes chuvas no RS chega a SC; saiba o que esperar

A chegada de uma frente fria, proveniente do Rio Grande do Sul, onde já causou significativos estragos, coloca agora o estado de Santa Catarina em estado de alerta. A previsão aponta para chuvas intensas e volumosas que devem afetar principalmente as regiões do Grande Oeste e Planalto Sul.

O que esperar da frente fria em Santa Catarina?

Segundo informações da Defesa Civil Estadual, existem previsões de chuvas que podem resultar em enchentes e inundações nas áreas mais vulneráveis, mais precisamente nas bacias hidrográficas próximas aos rios que fazem divisa com o estado gaúcho. Destinos como Itapiranga, Mondaí, entre outros, são considerados pontos críticos.

As condições adversas do clima, que incluem não só a chuva volumosa, mas também ventos fortes e ocasional queda de granizo, elevam o risco de ocorrências como destelhamentos e quedas de árvores. Diante deste cenário, autoridades locais aconselham que a população se mantenha informada através dos canais oficiais de comunicação e siga as recomendações da Defesa Civil, especialmente em áreas de risco.

Em resposta aos alertas, diversos municípios já estão mobilizando recursos e coordenando com a Defesa Civil para estabelecer centros de apoio e planos de evacuação segura. Lages e Otacílio Costa, por exemplo, já têm procedimentos específicos para lidar com possíveis enxurradas.

Para os próximos dias, a instabilidade climática deve persistir, com a frente fria movendo-se lentamente sobre o território catarinense. A sexta-feira (03) ainda reserva fortes chuvas em boa parte do estado, com possíveis episódios mais severos do centro ao sul catarinense. A população deve permanecer vigilante quanto aos desenvolvimentos futuros e manter a precaução como prioridade.