Prédio histórico do RS recebe novo destino

Com o objetivo de ampliar as instalações da Biblioteca Pública do Estado (BPE), um prédio histórico situado na interseção das ruas General Câmara e Andrade Neves, no centro de Porto Alegre, está prestes a se tornar um anexo da biblioteca. A equipe da Secretaria da Cultura (Sedac), liderada pela secretária Beatriz Araujo, visitou o prédio para uma avaliação técnica.

Desde 2017, o imóvel estava desocupado e agora, a gestão do prédio foi transferida do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape) para a Sedac, que pretende utilizá-lo como anexo da Biblioteca assim que todos os trâmites forem concluídos.

“Aos 152 anos, a Biblioteca Pública do Estado vive um momento de grande renovação em sua estrutura. Estamos trabalhando para que o valioso patrimônio cultural que a instituição abriga esteja cada vez mais acessível para o público. Pela natureza das atividades que pretendemos desenvolver no anexo, ele será um novo espaço de inclusão e de acolhimento, a serviço da educação e da cultura”, disse Beatriz.

Sedac planeja concurso público para revitalização de prédio histórico que se tornará anexo da Biblioteca Pública do Estado em Porto Alegre

A Secretaria da Cultura (Sedac) está considerando realizar um concurso público em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil para selecionar um projeto arquitetônico para a revitalização e adaptação do prédio histórico na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no centro de Porto Alegre, que será transformado em um anexo da Biblioteca Pública do Estado (BPE).

De acordo com o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto, o novo espaço abrigará obras contemporâneas e oferecerá serviços de empréstimos, consultas, acessibilidade digital e formação da biblioteca. Enquanto isso, o prédio histórico na rua Riachuelo abrigará o acervo e o mobiliário antigo, além de ser utilizado para eventos.

“O anexo da Biblioteca Pública do Estado é mais uma das iniciativas de qualificação dos nossos equipamentos culturais. Esse resgate tem valorizado o patrimônio do Estado e é feito, sobretudo, com o propósito de promover o desenvolvimento artístico, qualificar os serviços prestados e ampliar o acesso à cultura, bem como a eficácia e o alcance das nossas políticas públicas”, destaca Bortolotto.

Na visita técnica realizada para avaliar o prédio histórico localizado na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no centro de Porto Alegre, estiveram presentes a secretária da Cultura Beatriz Araujo, o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac Eduardo Hahn, a diretora da BPE Ana Maria de Souza, a diretora Administrativa da Sedac Denise Gress e representantes do Deape.

O imóvel foi ocupado pelo movimento Lanceiros Negros em 2015 e permaneceu vazio por dez anos antes disso. Em 2017, ocorreu uma reintegração de posse violenta que atingiu militantes que defendiam a ocupação, deixando o prédio desocupado desde então.

Fonte: Rádio Guaíba

Foto: Secom