Preço da gasolina nos postos de combustíveis volta a subir

Nos últimos anos, viver no Brasil se tornou caro, principalmente quando se trata do preço da gasolina. Quem tem um automóvel deve se preocupar com a manutenção do veículo, a documentação e agora com o valor elevado da gasolina nos postos de combustíveis.

O portal R7 publicou um cálculo realizado pelo economista Francisco Raeder, doutorando em economia da Universidade Federal Fluminense (UFF), ocorrerá um aumento de quase R$ 0,70 por cada litro de gasolina fornecido pelos postos de combustível do país. Já aqueles que optam pelo etanol, deverão pagar R$ 0,33 a mais por cada litro. Isso se deve ao fim da desoneração de impostos do governo.

Define-se desoneração de impostos como a redução da carga tributária.

Petrobras aumenta preço da gasolina para distribuidoras e clientes de postos sofrem as consequências

Na quarta-feira passada (25), a Petrobras aumentou o preço da gasolina para as distribuidoras do país, o que resultou no aumento da mesma nos postos de combustível do Brasil.

Em comunicado, a Petrobras, uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo, declarou o seguinte: “Esse aumento acompanha a evolução dos preços de referência e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações e da taxa de câmbio.”

Diferente do ano atual, a gasolina teve seus valores reduzidos em 2022 por conta de medidas tomadas pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que resultaram na redução de dois tributos federais.

Dicas para economizar gasolina

Para não sofrer tanto com o aumento da gasolina, os brasileiros podem deixar de praticar alguns costumes, tais como:

  • Deixar o motor ligado enquanto o automóvel estiver parado;
  • Fazer uso excessivo do ar-condicionado;
  • Levar muito peso no carro;
  • Trocar a marcha nos momentos errados;
  • Acelerar o automóvel constantemente.