Porto Alegre registra chuva de um mês em apenas 24 horas; veja previsão para os próximos dias

As chuvas de Porto Alegre superaram a média de chuva no mês inteiro em apenas 24 horas, atingindo a marca de 110 mm e ultrapassando a média climatológica normal de novembro. Os acumulados de chuva foram de 109,8 mm no Jardim Botânico, entre o meio-dia de sábado e meio-dia de domingo.

Além disso, no extremo Sul da capital, o órgão federal anotou no período de 24 horas um volume de 70,8 mm em sua estação no Aeroclube do Rio Grande do Sul, no bairro Belém Novo. As autoridades ficam alerta para possíveis resgates.

Em outros bairros, a chuva também foi em grande volume: 110 mm no São João (zona Norte), 95 mm na Protásio Alves (Leste), 84 mm no Partenon (Leste), 83 mm na Agronomia (Leste), 76 mm no Centro, 75 mm no Cristal (Sul), 75 mm na Hípica (Sul) e 65 mm na Serraria (Sul).

Previsão para chuva nos próximos dias

Os elevados níveis de chuva em Porto Alegre, com pancadas por vezes intensas entre a madrugada e manhã, causaram alagamentos na região. O entorno da Arena do Grêmio foi um dos pontos críticos para os moradores.

Há muita chuva pela frente, o que deve elevar os volumes de chuva em Porto Alegre na soma de poucos dias a valores por demais elevados e que podem passar dos 200 mm em apenas uma semana, o que é muito pouco comum de ocorrer.

Entre esta segunda (13) e terça-feira (14), o tempo chuvoso pode trazer ainda mais instabilidade para a população do Rio Grande do Sul. A quarta e a quinta ainda devem ter momentos de chuva com acumulados menores na quarta e mais altos na quinta.

Imagem: Reprodução / evening_tao / Freepik