Cidades do Sul do Brasil correm risco de enchente durante a semana

De acordo com a MetSul Meteorologia, a chuva deve aumentar consideravelmente no Sul do Brasil, enfrentando volumes excessivos de chuva em um maior número de localidades ao longo da semana. Os acumulados já são altos em grande parte do Rio Grande do Sul, projetando-se em áreas que ainda não sofreram com a precipitação.

Neste momento, a região Sul do Brasil está sob influência de uma enorme massa de ar excepcionalmente quente que elevou a temperatura no sábado a 46°C no Norte da Argentina e a mais de 40°C no Centro do Brasil.

Veja mais informações sobre a precipitação em excesso no Sul do Brasil e o risco de enchentes nesta semana!

Regiões com risco de enchente

Devido ao período de onda de calor, as chuvas podem acontecer de forma mais intensa na mesma região. Sendo assim, algumas áreas do Sul brasileiro podem sofrer com enchentes.

Como o Norte e o Noroeste gaúcho, assim como grande parte de Santa Catarina e do Paraná estão com tempo aberto sob o ar muito quente, a chuva intensa se dá em cidades do Oeste, Centro, Sul e o Leste gaúcho.

Os acumulados de chuva em 48 horas até o final da manhã deste domingo alcançavam em estações oficiais 140 mm em Bagé, 114 mm em Dom Pedrito, 110 mm em Porto Alegre, 108 mm em Caçapava do Sul, 107 mm em Canoas, 106 mm em Viamão, 101 mm em Canguçu, 97 mm em Rio Pardo, 96 mm em Gravataí, 90 mm em Encruzilhada do Sul, 87 mm em Alvorada, 86 mm em Cachoeira do Sul, 84 mm em Jaguarão e 83 mm em Eldorado do Sul.

Com isso, as bacias de maior risco são aquelas que cortam o Noroeste, o Norte, o Centro e o Nordeste do estado, incluindo as bacias que cortam os vales, além de rios menores.

Imagem: Fernando Dias / SEAPI-RS