Porto Alegre deve ter mais 250 paradas de ônibus instaladas em regiões centrais

Novas paradas de ônibus foram instaladas em Porto Alegre. Os usuários do transporte público da Capital já podem conferir as estruturas nas avenidas Independência, Ipiranga, Cristóvão Colombo e Pinheiro Borda.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, até abril de 2023 devem ser instaladas mais 250 paradas pela concessionária Eletromídia. O tempo para que cada estrutura seja substituída é de dois a três dias caso não haja chuva em razão da concretagem da base, instalação de câmeras e outros dispositivos de segurança. A empresa deve trabalhar com ao menos duas equipes por dia para cumprir a meta. 

Bairros fora do centro como Restinga, Rubem Berta e Lomba do Pinheiro ainda não receberam as novas estruturas. 

Como são as novas paradas de ônibus de Porto Alegre?

As novas estruturas do transporte público instaladas na Capital contam com recursos modernos que trazem praticidade para seus usuários. 

As paradas de ônibus instaladas pela Eletromídia contam com entrada USB para o carregamento de eletrônicos, painel com lista de linhas do transporte público que param no ponto, assentos e iluminação de LED e a já conhecida cobertura para proteção contra chuva e vento. 

Os custos de instalação e manutenção das estruturas serão mantidos pela empresa que venceu o edital Parceria Público Privada (PPP) pelos próximos 20 anos. 

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a parceria entre o Executivo e a empresa privada funciona através da venda de anúncios, ou seja, o lucro destas vendas vai para a empresa responsável pela manutenção das paradas, no caso a Eletromídia. Desta forma, o dinheiro para manter as novas estruturas não sairá dos cofres públicos.