Porto Alegre atinge marca de 2ª capital mais quente do país

Porto Alegre chegou à marca de 2ª capital mais quente do Brasil, conforme medição realizada nesta terça-feira (11). A segunda maior temperatura entre as capitais do país foi 32,9 °C, registrada no Rio Grande do Sul. O dado foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A única temperatura maior foi vista na capital de Roraima: Boa Vista apresentou máxima de 36,4 °C na terça-feira. Teresina completa o pódio no terceiro lugar, com máxima próxima da registrada em Porto Alegre. Confira abaixo quais outras cidades apareceram na lista.

Porto Alegre aparece entre capitais mais quentes do Brasil

Além de Boa Vista, Porto Alegre e Teresina, aparecem na lista também João Pessoa e Manaus. Confira:

  • Boa Vista (RR) — 36,4 °C;
  • Porto Alegre (RS) — 32,9 °C;
  • Teresina (PI) — 32,9 °C;
  • João Pessoa (PB) — 32,8 °C;
  • Manaus (AM) — 32,5 °C;

De acordo com a MetSul, o calor visto em Porto Alegre e em outras cidades do Rio Grande do Sul é o resultado da ação direta de uma massa de ar quente sob o estado. A tendência continua nesta quarta-feira (12), com mais um dia de altas temperaturas pela tarde. Porém, o tempo pode esfriar próximo ao fim de semana.

Segundo a Climatempo, as temperaturas elevadas antecedem um período de frio: conforme informações do G1, a empresa afirma que a pouca umidade da atmosfera e a mudança de direção dos ventos indicam a formação de uma nova frente fria.

Nos próximos dias, essa frente fria pode trazer grandes mudanças para o tempo no Rio Grande do Sul. Em previsão publicada na terça-feira (11), a Climatempo aponta que as cidades gaúchas devem passar por quedas bruscas de temperaturas a partir do dia 19 de abril.

Os meteorologistas da Climatempo afirmam que a massa de ar frio pode marcar a virada definitiva de estação do verão para o outono.