Ponte aguardada há mais de 40 anos é danificada pelas chuvas em SC

Uma ponte aguardada há mais de 40 anos pelos moradores de Santa Catarina terá que passar por mais umas reformas antes de ser liberada para o público. As fortes chuvas que atingiram o Estado neste último fim de semana (7 e 8), fizeram com que a água do rio Pelotas subisse e inundasse a construção, que aguardava apenas alguns trâmites burocráticos para ser inaugurada oficialmente pelo governo.

A ponte, mais conhecida como ponte das Goiabeiras, está localizada na Serra de Santa Catarina e é uma importante ligação para São Joaquim, município onde está instalada.

Os estragos na ponte foram citados pelo governador Jorginho Mello (PL) em coletiva de imprensa em Blumenau, no domingo (8). A estrutura, que também foi vítima de uma enxurrada, ainda será avaliada pela secretaria de Infraestrutura.

Imagens mostram estragos em ponte das Goiabeiras

Em imagens divulgadas pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e por Mycchel Legnaghi, do portal São Joaquim Online, é possível identificar que as proteções das passarelas foram afetadas. Uma das partes foi arrancada pela correnteza do rio que passa pelo local. De acordo com Legnaghi, a água cruzou por cima da ponte, que tem seis metros a mais que a antiga.

Confira uma das imagens:

Ponte das Goiabeiras, na divisa entre o RS e SC (Foto: PMRv)

Cidade de Santa Catarina amanhece coberta por água

Até esta segunda-feira (9), sessenta e sete cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência por conta dos temporais intensos que atingiram o Estado nos últimos dias.

De acordo com o governo estadual, duas pessoas morreram devido aos temporais e alagamentos. Um bebê ficou ferido.

Taió, no Vale do Itajaí, amanheceu coberta por água. A cidade registrou a maior enchente de toda a sua história. O exército foi acionado para tirar pessoas ilhadas das casas.

Imagem: Divulgação / PMRv