Polícia Civil do RS emite alerta importante para população do estado

Nos últimos tempos, a Polícia Civil tem investigado um novo golpe que está sendo aplicado no Rio Grande do Sul. Falsos perfis imitando marcas de facas artesanais estão sendo criados nas redes sociais para enganar as vítimas. Segundo relatos, os golpistas negociam produtos com valores abaixo do mercado. Ao todo, já foram identificadas mais de 30 contas bancárias que recebem dinheiro via golpe.

Uma empresa localizada em Farroupilha, na Serra do RS, identificou mais de 30 sites e 40 perfis falsos em redes sociais. Na fábrica uma faca custa R$ 9 mil. Além disso, os produtos também estão disponíveis nas redes sociais, o que atrai os golpistas. De acordo com o estabelecimento, mais de mil pessoas já foram vítimas do golpe, que já prejudicou o faturamento da empresa.

“Foram um decréscimo de 40 a 60% do nosso faturamento, mas não foi isso que me deixou mais triste. O mais triste era a receber o WhatsApp, uma pessoa que tinha um sonho de ter uma faca nossa, e descobrir que estava sendo fraudado”, explica Tiago Ilha, diretor da fábrica de Farroupilha.

Entenda como funciona o golpe investigado pela polícia

Para aplicar o golpe, o grupo cria uma página, onde adiciona imagens e vídeos dos produtos de diferentes empresas. Em seguida, eles começam a fazer anúncios falsos nas redes sociais para atrair as vítimas.

A reportagem da RBS TV entrou em contato com a Meta, empresa proprietária do Facebook e do Instagram, onde estão sendo feitos os falsos anúncios. Até a manhã desta sexta-feira (7), a RBS havia tido retorno.

De acordo com o delegado Éderson Bilhan, a investigação segue à procura do grupo que está aplicando o golpe.”Já estamos com um uma apuração bem avançada e esperamos, muito em breve, elucidar esse caso e chegar no grupo criminoso que realmente está por trás”, disse.

Imagem: ChiccoDodiFC/iStock