Pode falir? Famosa empresa de moda de SC pede recuperação judicial com dívida de quase R$ 50 milhões

Com um dívida de quase R$ 50 milhões mais o passivo fiscal, uma famosa empresa de moda de Santa Catarina entrou em recuperação judicial.

O pedido feito à Justiça foi apresentado pela Von der Völke, a empresa em questão, no dia 5 de junho, e aceito no dia 22 de setembro, pelo juiz Orlando Luiz Zanon Junior, da 5ª Vara Cível de Blumenau. Agora, a especialista em moda tem 60 dias (a contar da publicação da decisão) para apresentar o plano de recuperação judicial, explicando como pretende salvar o negócio.

“A restrição de acesso ao crédito no mercado e o consequente aumento das taxas de juros geraram endividamentos para as requerentes, que apesar de virem sendo administrados ao longo dos anos, geraram o efeito ‘bola de neve’, revelando-se um desafio hercúleo para o desenvolvimento dos negócio”, diz um trecho da petição inicial.

Mais detalhes sobre a recuperação judicial da empresa Von der Völke

No pedido de recuperação judicial, a empresa também informou que fechou lojas localizadas no Balneário Camboriú Shopping e no Outlet Fashion, em Tijucas, a fim de diminuir prejuízos e viabilizar a superação da crise do negócio. Além disso, foi feita a contratação de uma consultoria empresarial.

“Contudo, é fundamental destacar que se por um lado a crise é presente e relevante, isso não significa, de forma alguma, que seja irreversível, muito pelo contrário”, defende a defesa da empresa na petição inicial do processo de recuperação judicial.

Enquanto estiver em recuperação judicial, a empresa terá que apresentar demonstrativos mensais à Justiça. Além disso, também foi estabelecido que ela deverá acrescentar ao seu nome a expressão “em Recuperação Judicial” em qualquer contrato e documento.

O juiz também proibiu a interrupção dos serviços públicos essenciais, como energia elétrica, telefonia, água e esgoto, em favor da empresa, enquanto estiver em recuperação judicial.

Orlando nomeou como administrador judicial a empresa Medeiros & Medeiros, Costa Beber Administração de Falências e Empresas em Recuperação Judicial S/S Ltda.

Imagem: Shutterstock