Música do RS chega à biblioteca nos Estados Unidos pela primeira vez; saiba mais

Obras gaúchas finalmente estão chegando aos ouvidos dos estadunidenses. Alejandro Brittes, acordeonista argentino radicado em Porto Alegre, está em turnê pelos Estados Unidos e recentemente realizou um concerto na Library of Congress, a biblioteca do Congresso, em Washington.

Durante a apresentação, que ocorreu no Coolidge Auditorium, Alejandro estava acompanhado por André Ely (violão de sete cordas), Charlise Bandeira (flauta e percussão) e Carlos Eduardo de Césaro (Contrabaixo).

De acordo com o artista, esta foi a primeira vez em que o chamamé, um estilo musical de origem guarani que no Brasil, se popularizou nos Estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul, foi tocado no local.

A turnê Alejandro Brittes Quartet

A turnê de Alejandro Brittes e seu grupo, que juntos formam o Alejandro Brittes Quartet. nos EUA conta com o apoio do programa Iber Exchange de Ibermúsicas e da Mid Atlantic Arts Foundation, com aportes para os vistos e parte dos cachês no país. O apoio foi concedido por conta de uma convocatória intergovernamental realizada em 2022, em que o artista foi um dos três selecionados (entre de 3 mil concorrentes) para levar a música ibero-americana para os EUA.

Antes de dar início às apresentações de seu mais novo albúm, “(L) ESTE”, Alejandro alegou que eles e seu colegas levariam o chamamé a patamares jamais alcançados nos EUA “com um repertório autoral para os espetáculos e estabelecendo uma conexão entre a história musical do conesul com a história estadunidense no âmbito da música em que ambos possuem em sua formação contribuições étnicas que forjaram a musicalidade dos continentes”.

Sobre a Biblioteca do Congresso

A Biblioteca do Congresso, inaugurada em 1800, é a instituição cultural federal mais antiga dos Estados Unidos e está entre as maiores do mundo. Em seu acervo estão aproximadamente 173 milhões de itens. Entre suas coleções, estão materiais de pesquisa de todo o mundo, em mais de 470 idiomas.

Imagem: Alejandro Britte / Arquivo Pessoal