Pis/Pasep terá novos pagamentos em abril, veja se você recebe

O Ministério do Trabalho e da Previdência informou que o PIS/Pasep terá novos pagamentos em abril de valores referentes ao ano de 2019. Cerca de 154 mil trabalhadores têm direito ao abono.

Esses trabalhadores que exerceram uma atividade de carteira assinada no ano de 2019 terão o direito ao benefício retroativo pois  “tiveram erro no processamento do abono salarial ano base 2019”, informou o ministério. 

O valor do abono, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, ficará entre R $92,00 a R $1.100,00, dependendo de quantos meses o trabalhador exerceu atividade de carteira assinada em 2019.

Para aqueles trabalhadores que ficaram sem receber o benefício e vão receber agora de forma retroativa, o Ministério informou que o valor será depositado automaticamente na conta poupança digital da Caixa.

Como consultar os novos pagamentos do PIS/Pasep

Caso o trabalhador deseje consultar as informação sobre o recebimento do benefício, é possível acessar os seguintes canais:

  • central Alô Trabalhador nº 158;
  • aplicativo Carteira de Trabalho Digital disponível para Android e iOS.
  • solicitação presencial no Ministério do Trabalho

Quem tem direito ao benefício

Tem direito a receber o benefício aqueles que cumprirem os seguintes requisitos:

  • Estiverem cadastrados no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Tiverem um rendimento de em média até dois salários mínimos até o ano base;
  • Tiverem registro na carteira de trabalho há 30 dias corridos no ano em questão.

O Programa de Integração Social – PIS é um abono salarial pago para os trabalhadores brasileiros da iniciativa privada que atendam a critérios pré estabelecidos. Extinto em 1988, as cotas são de trabalhadores, servidores públicos e militares que exerceram atividade remunerada entre 1971 até a data da extinção do PIS/Pasep, em 04 de Outubro de 1988.

Caso o empregador tenha feito as contribuições previstas em lei e o trabalhador não sacou os valores, podem ter um saldo a receber os trabalhadores que trabalharam de forma legal e oficial durante o período de existência do fundo.