INSS antecipa pagamento de benefícios para trabalhadores que sofreram com as chuvas

Os trabalhadores que sofreram com as fortes chuvas dos últimos dias poderão receber antecipadamente os benefícios do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida é válida para as cidades que decretaram estado de calamidade pública.

A portaria publicada na quarta-feira (23) prevê o adiamento do pagamento dos benefícios para o primeiro dia útil do cronograma a partir de março e enquanto durar a situação. Moradores das cidades de Petrópolis (RJ), Canapi (AL) e Teresina de Goiás (GO) serão beneficiados. 

Além disso, a portaria prevê uma opção aos segurados de adiantar valor correspondente a uma renda mensal do benefício previdenciário ou assistencial a que a pessoa tem direito.

O valor adiantado deverá ser ressarcido em até 36 parcelas fixas a partir do terceiro mês do adiantamento. As parcelas serão descontadas diretamente do benefício sendo custo ou correção. 

Segundo o Governo Federal, R $2 bilhões serão destinados para ajudar os Municípios de todo o país que foram atingidos por desastres naturais. 

Como antecipar o benefício

Segundo o decreto (www.in.gov.br) o interessado deverá ir até uma agência do INSS mais próxima e registar o interesse em receber o adiantamento do benefício. A opção poderá ser solicitada pelo titular do benefício ou por seu procurador, tutor ou curador, desde que cadastrado no banco de dados do INSS e na unidade bancária.

Depois de formalizado o pedido de adiantamento, o banco efetuará o depósito imediatamente, exceto se realizado em correspondente bancário, hipótese em que a liberação deverá ocorrer em até 5 (cinco) dias úteis.

Caso o beneficiário não conste da relação emitida pelo INSS às unidades bancárias pagadoras, poderá requerer a antecipação em qualquer Agência da Previdência Social.