Perigo! Motoristas clandestinos estão fazendo vítimas em cidade de SC; saiba mais e evite

À sombra dos aplicativos de mobilidade, os motoristas clandestinos estão se aproveitando dos passageiros da Grande Florianópolis. Só no último final de semana, marcado pelo feriado estendido, o cenário voltou a se repetir na rodoviária da capital.

Além de clandestinidade, há a ilegalidade de superfaturar os valores para que os passageiros paguem taxas absurdas pelo transporte. A escassez de motoristas, geralmente, está atribuída à alta demanda dos usuários do aplicativo.

Confira mais informações sobre a corrida pirata e como não cair em um golpe como esse!

Como funciona a corrida pirata?

A corrida pirata, considerada clandestina, consiste em toda e qualquer corrida que aconteça fora do aplicativo. Esse método normalmente é utilizado pelos próprios motoristas de aplicativo, que combinam no off o percurso e o preço da corrida.

O motorista, com essa postura, ganha o poder de barganhar o valor da corrida, diante da escassez. Além disso, eles também conseguem se livrar das taxas praticadas por empresas como essas.

Essa é uma prática recorrente e os próprios motoristas afirmam que os custos envolvidos pelas empresas não sustenta ninguém.

Relatos de assédios aos passageiros

Por se tratar de uma corrida fora do aplicativo, não há segurança alguma que o motorista realmente vá para o destino combinado.

As denúncias de assédios são inúmeras, uma vez que não há local específico para denunciar as agressões dos motoristas às passageiras mulheres. Sendo assim, é de suma importância que o passageiro evite pegar transporte clandestino, ou seja, corridas fora do aplicativo.

Ao menos dois motoristas clandestinos da Grande Florianópolis foram presos, de maneira preventiva, a partir de 18 pessoas investigadas, entre dezembro de 2022 e setembro de 2023.

Freepik/freepik.com