Pagamento do Bolsa Família é antecipado em SC; saiba quem já pode receber

A partir desta quarta-feira (18), os moradores dos municípios catarinenses que foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado e decretaram situação de emergência, já podem receber o pagamento do Bolsa Família antecipado, independente do INSS. A solicitação foi feita pela Secretaria Estadual da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) ao Governo e deve auxiliar mais de 169 mil famílias.

O Estado liberou a antecipação do pagamento de dois meses, o que não significa que os catarinenses irão receber receber os dois pagamentos acumulados em outubro, mas sim que o benefício será pago de antecipadamente em cada mês, desconsiderando o escalonamento.

Segundo a Agência Catarinense de Notícias, os beneficiários que perderam seus documentos ou cartão, poderão realizar o saque da mesma forma, utilizando a Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal. 

Cidades de SC receberão Caminhão da Caixa para sacar Bolsa Família

Também foi divulgado que as cidades com problemas no atendimento dos bancos por conta das chuvas, receberão o Caminhão Agência da Caixa Econômica Federal para facilitar o saque. O pedido de antecipação foi feito pela SAS com o objetivo de ajudar as pessoas mais vulneráveis que foram atingidas pelas enchentes.

Até o momento, foi solicitado a antecipação do Bolsa Família, já que essa é uma das medidas possíveis para cidades em situação de emergência. Em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), ele só pode ser antecipado em situação de calamidade, o que ainda não foi feito em nenhuma cidade de Santa Catarina.

Além de SC, moradores do Rio Grande do Sul e o Amazonas também foram contemplados com o benefício.

Novo extra do Bolsa Família

Neste mês, o benefício terá adicional para mães de bebês de até seis meses de idade. O auxílio corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. O acréscimo destinará R$ 14 milhões a 287 mil mães.

Imagem: Marcos Rocha / FDR