Paço Municipal de Porto Alegre está perto de ser revitalizado; empresa já está definida

O processo de revitalização do Paço Municipal de Porto Alegre está cada vez mais perto de seu início. Com a participação de apenas uma empresa na disputa pela licitação iniciada no dia 4 de agosto, esta parte do processo já está definida. 

A Construtora Costamar, aprovada pela comissão de licitação da Prefeitura de Porto Alegre, ofereceu fazer a revitalização por R$736,39 mil. A proposta de valor foi divulgada nessa quarta-feira (10). Caso não haja contestações diante da quantia citada pela empresa será anunciada sua vitória.

A Prefeitura de Porto Alegre entrou no processo disposta a pagar até R$805,08 mil, recursos providos pelo Fundo de Reforma e Desenvolvimento Municipal o antigo Fundo Monumenta. 

No valor informado pelas partes não está incluso o referente aos galões de tinta usados para a pintura do paço, pois estes foram doados pelas Tintas Renner. 

A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até oito meses após a ordem de início. O contrato entre os envolvidos é de 11 meses, podendo ser prorrogado caso seja necessário. 

O Paço Municipal deve ser transformado em museu quando for finalmente restaurado, fato que acarretou ainda mais responsabilidade à escolha da empresa responsável pelo serviço. “Se faz necessária a realização de uma licitação bastante específica, pois buscávamos a contratação de uma empresa especializada e com experiência comprovada na elaboração de serviços em imóveis tombados. É o cuidado com o patrimônio municipal que a administração atual tem aplicado desde o início da gestão.”, destacou André Barbosa, secretário municipal da Administração e Patrimônio.  

A Prefeitura de Porto Alegre chegou a fazer intervenções no Paço Municipal, Mercado Público e Viaduto Otávio Rocha, porém foi contestada pelo Ministério Público acerca das cores e materiais utilizados. As intervenções foram canceladas após a Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc) da Secretaria Municipal da Cultura alegar que não havia sido consultada sobre as ações de pintura.