Ótimo local para finais de semana e feriados próximo a Porto Alegre

A Lagoa dos Barros, situada no município de Osório, é um dos principais atrativos turísticos do Sul do Rio Grande do Sul. Com uma extensão de aproximadamente 8 km², a lagoa de água doce é reconhecida como a maior lagoa natural do estado, com uma fauna e flora bem diversificadas.

Além de sua importância ecológica, a Lagoa dos Barros também é um destino turístico popular, oferecendo diversas atividades de lazer para seus visitantes. Os turistas podem desfrutar de passeios de barco, praticar esportes náuticos, pescar e explorar trilhas ecológicas. A vista panorâmica da lagoa pode ser apreciada de mirantes estrategicamente localizados ou simplesmente relaxando na orla. A Lagoa dos Barros é um lugar imperdível para quem busca estar em contato com a natureza e desfrutar de momentos de tranquilidade em um ambiente naturalmente preservado.

Além disso, essa lagoa de água doce tem uma grande importância para a região, já que é utilizada para o abastecimento de água de Osório e outras cidades próximas. Apesar de ser um destino turístico popular, a Lagoa dos Barros também é reconhecida por sua relevância ambiental e social.

Variação do nível da Lagoa dos Barros: impactos na Prainha da Puxada D’água

A Prainha da Puxada D’água, situada entre Osório e Santo Antônio da Patrulha, está a mais de 150 metros da margem mais próxima devido ao baixo nível da Lagoa dos Barros, o que ocorreu no verão de 2022.

No inverno anterior, porém, a praia voltou a ficar a menos de 10 metros da água. A região tem sofrido com chuvas abaixo da média nos últimos dois meses, segundo dados do Climatempo.

O clima quente e a falta de sombra na área fazem com que os banhistas recorram a uma técnica incomum para se refrescar: colocar as cadeiras na água. Além disso, a temperatura da água varia ao longo da lagoa, sendo mais quente no início e mais fria a cerca de cinco metros de profundidade. E foi isso que o casal Marlene Luiza de Oliveira Pagani (50) e Edson Luis da Silva (50), moradores de Osório e frequentadores da praia, fizeram.

“Ficamos surpresos quando chegamos. A lagoa baixou no ano passado, mas nunca tinha ficado tão rasa como agora”, disse comentou Marlene.

Fonte: Porto Alegre 24 Horas/GZH

Imagem: Anselmo Cunha / Agencia RBS