Ótima notícia para quem anda de ônibus em Porto Alegre

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre divulgou uma excelente notícia para quem anda de ônibus na capital gaúcha. Segundo um dado do Fórum Transporte Seguro, o número de assaltos no transporte coletivo na cidade caiu 70% em relação ao ano anterior.

Em abril deste ano, houve apenas um assalto em todo o mês. Em 2022, ocorreram três. No período de janeiro a abril de 2023, foram sete assaltos, contra 24 no mesmo período do ano anterior, representando uma redução de 70%. Confira abaixo mais informações sobre os dados.

Número de assaltos a ônibus diminui em Porto Alegre

Os dados deste ano acompanham uma tendência de sete anos de redução no número de assaltos ao transporte público de Porto Alegre. Em 2016, foram 915 ocorrências. Ao longo dos anos, o número caiu para 612 em 2017, 400 em 2018, 191 em 2019, 140 em 2020, 61 em 2021 e 40 em 2022.

As informações foram divulgadas durante a reunião mensal na sede da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os encontros, segundo a prefeitura, têm a intenção de discutir ações de melhoria à segurança dos ônibus. O Fórum é formado, além da EPTC, pela Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, empresas de ônibus e entidades ligadas à mobilidade urbana.

O coordenador do Fórum Transporte Seguro, Adailton Maia, afirmou que a diminuição faz parte da adoção de novas tecnologias e a parceria entre o governo, empresas administradoras e os órgãos de segurança.

“Desde que iniciamos os trabalhos, em 2016, obtivemos bons resultados, fruto desse trabalho em conjunto. A tecnologia tem assumido um lugar importante para a identificação dos infratores e, consequentemente, se somado ao nosso trabalho para garantir a queda desses casos”, afirma o coordenador.

Outro fator considerado para a melhoria da segurança é o aplicativo Cittamobi, que fornece o trajeto de cada veículo na cidade.

Imagem: Reprodução / Pedro Piegas / PMPA