Oferta de próteses dentárias aumentará em 187% a partir de novembro em Porto Alegre

A oferta de próteses dentárias em Porto Alegre agora conta com até 150 unidades mensais. A ampliação, feita com base em contrato da prefeitura com o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), foi assinada em setembro e prevê investimento de até R$ 93 mil mensais.

O número de próteses até então disponibilizadas era de 80 por mês, seja do tipo total e parcial removível, através do contrato com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Com o acréscimo na disponibilização das próteses, poderão ser oferecidas até 230 unidades, um aumento de 187%. 

Dirce Alves Dalolmo, de 76 anos, foi uma das primeiras pacientes a ser atendida nesta manhã. A porto-alegrense aguardava desde maio de 2021 pela prótese. “Usar a prótese melhora em tudo, para sorrir, se alimentar, conversar”, comenta ela, que perdeu um dente e vai trocar o aparelho protético antigo, pois já não serve mais.

Viviane Fornari Vidal, cirurgiã-dentista do Sesc e especialista em prótese, o equipamento impacta diretamente na autoestima, no bem-estar social e na qualidade de vida das pessoas. “Os pacientes ficam muito felizes e satisfeitos com a reabilitação, é gratificante”, comenta. Ainda de acordo com ela, muitos pacientes não sorriem e contam que deixam de participar de eventos por não terem os dentes.

Mais de 2 mil moradores aguardam por prótese dentária em Porto Alegre

No acesso às próteses, serão priorizados cerca de 2,5 mil moradores de Porto Alegre que já aguardam na fila do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). O encaminhamento é feito em consulta de avaliação odontológica na unidade de saúde, após tratamento dentário para adequação da boca.

A coordenadora da área na SMS, Monica Hermann, reforça que a reabilitação protética traz mais qualidade de vida às pessoas. “Esse tratamento restabelece a mastigação e a estética, o que influencia no convívio social do paciente, dá ânimo para sair de casa, trabalhar e fazer as tarefas do dia a dia sem se sentir envergonhado”, afirma.