Nubank anuncia demissão de funcionários após encerrar serviço

O banco digital Nubank decidiu encerrar o seu time de assessoria de investimento, criado há menos de um ano e meio. A estimativa é que 40 funcionários tenham sido demitidos, mas a empresa não confirmou o número.

A suspeita é que o fim do setor de assessoria de investimento esteja relacionado com as perdas registradas no fundo Nu Reserva Imediata. Neste caso, o banco divulgou seu fundo como um ponto seguro para reservas de emergência, mas que tinha em sua carteira títulos da Lojas Americanas, portanto, foi afetado pelo rombo financeiro da empresa. O fundo perdeu cerca de 178,4 mil cotistas.

Demissões no Nubank podem não estar relacionadas a fundo de reserva

A confirmação da demissão foi divulgada pelo jornal Valor Econômico. Em nota para o jornal, o Nubank afirmou que a empresa decidiu pelo fim do serviço de assessoria de investimentos após uma “cuidadosa avaliação”, e que os clientes não serão afetados. “Na prática, os clientes seguem com seus recursos devidamente aplicados nos investimentos escolhidos, tendo acesso aos apps Nubank e NuInvest, assim como nossas plataformas de conteúdo, onde podem obter extenso material sobre investimentos e educação financeira”.

O banco afirma que houve um aumento no seu quadro de funcionários durante o ano de 2022, e que o ritmo de contratações segue de acordo com suas adequações. A notícia veio após a demissão de funcionários ocorrida em dezembro de 2022, estimada na faixa de centenas de colaboradores desligados.

O Nubank segue a tendência de demissões em massa entre as grandes empresas de tecnologia. Esta semana, o PayPal anunciou a demissão de 7% da sua equipe, o equivalente a pouco mais de 2 mil funcionários. Outros exemplos são a Amazon, com 18 mil colaboradores demitidos, e a Google, com 12 mil.