Novo trajeto entre RS e Uruguai pode ser construído em breve

Nesta quinta-feira (31), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou o aviso de licitação para execução de projetos e construção da segunda ponte internacional sobre o Rio Jaguarão, que irá ligar a cidade Jaguarão, no Rio Grande do Sul, (RS) com a cidade Rio Branco, localizada no Uruguai, em um novo ponto, mais a oeste da atual.

Segundo o portal GZH, o contrato irá durar por quatro anos, mas a finalização dos projetos e das obras precisam ocorrer em três anos em meio. A nova ponte terá 150 metros e mais 12 quilômetros de acessos.

Apesar de Jaguarão e Rio Branco já serem ligadas pela ponte Barão de Mauá, inaugurada em 1930 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a construção não é suficiente para o fluxo total de veículos e mercadorias. Com a nova estrutura, os motoristas poderão fazer um desvio para fugir do tráfego intenso da Barão de Mauá.

Dnit lança reforma para ponte do Fandango, no RS

Nesta terça-feira (29), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) abriu a contratação para decidir qual empresa será responsável pelas obras de reabilitação da ponte do Fandango, em Cachoeira do Sul, na BR-153. As ofertas estarão abertas a partir do dia 21 de setembro.

A informação já havia sido divulgada no último dia 3, pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS). “Foram reuniões e muitos agentes políticos trabalhando para chegar até esta fase. Fico feliz que o diretor-geral, Fabrício Galvão, tenha cumprido a sua palavra e publicado o edital ainda em agosto. Trata-se de uma boa notícia para Cachoeira do Sul e região que vinha sofrendo com a interdição parcial da ponte”, ressaltou o senador.

Heinze também afirma que o projeto será monitorado por ele. “Vencemos a primeira batalha. Agora nossas ações se concentram até vermos a obra finalizada”, disse.

Imagem: Zucco / Agencia RBS