Museu de Arte de Porto Alegre terá o nome de Sérgio da Costa Franco? Confira

O Museu de Arte de Porto Alegre, que ocupará o prédio da prefeitura junto ao Mercado Público e ao Largo Glênio Peres, pode receber o nome do historiador Sérgio da Costa Franco. A ideia, levantada pela coluna de Rosane de Oliveira, no entanto, pode não ser acatada uma vez que Sério não era propriamente um artista plástico. 

Sérgio da Costa Franco faleceu na última sexta-feira (14), aos 94 anos. O historiador estava internado há duas semanas no Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. Além de ser um famoso historiador da Capital foi também cronista da cidade. Em sua obra “Porto Alegre Ano a Ano – Uma Cronologia Histórica 1732 – 1950” retrata com perfeição o processo de formação de Porto Alegre, seus hábitos, personagens e histórias. Entre outras das importantes obras do autor estão: Porto Alegre: Guia Histórico, A Guerra Civil de 1893, Gente e Espaços de Porto Alegre e Porto Alegre Sitiada: um Capítulo da Revolução Farroupilha. 

Segundo o secretário de Cultura de Porto Alegre, Gunter Axt, a homenagem já está sendo discutida com a família de Sérgio da Costa Franco. “A ideia é, se eles concordarem, doar o acervo para o novo Memorial dos Comunicadores, que estamos montando junto ao Arquivo Histórico. Poderíamos dar o nome dele ao anexo do Arquivo. Eu ainda penso no trecho da Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial, o que poderia ser um Largo. Outra opção é nomear aquela Avenida no Cais Mauá. A ideia é a gente avaliar com calma esta semana. Todas as opções estão em aberto”, disse para a coluna de Rosane.