Mudanças climáticas podem causar diversas tragédias em SC

Santa Catarina corre o risco de registrar diversas tragédias devido as mudanças frequentes no clima. Procurada pelo portal ND+, a Defesa Civil do Estado afirmou que ciclones, chuva em grande quantidade (gerando enchentes), ou pouca chuva, (gerando seca) podem ser causados pelas alterações.

“As mudanças climáticas podem sim favorecer não só a maior frequência como também a intensificação de sistemas que normalmente atuam no Sul do Brasil, e consequentemente em Santa Catarina. Mas vale lembrar que todos os extremos são impactados, tanto os que provocam muita chuva e tempestades como também os que favorecem a falta de chuva”, descreve a equipe da Defesa Civil de Santa Catarina.

A Defesa Civil informa que as mudanças no aquecimento da superfície e a concentração de calor na atmosfera, favorecem um aumento da temperatura e alterações na disponibilidade de umidade, pressão atmosférica, ventos entre muitas outras.

O órgão também afirma que com essas alterações no clima, o Estado pode passar a registrar chuvas e temporais mais intensos.

Riscos de novas pandemias crescem com as mudanças climáticas

Não é só a natureza que corre grandes riscos com as alterações climáticas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 99% da população respira um ar que ultrapassa os limites de má qualidade recomendados, o que representa uma grande ameaça à saúde.

Recentemente, um estudo da Universidade de Georgetown, publicado na revista Nature, revelou que as alterações climáticas podem abrir as portas para novas pandemias. Segundo a pesquisa, até 2070, diversos mamíferos devem deixar seus ambientes naturais e migrar para locais que apresentem climas mais amenos. Essa mudança iria aumentar o risco de transmissão viral entre diferentes espécies.

Se não combatidas, as mudanças climáticas irão continuar sendo uma ameaça para os sistemas de saúde e infraestrutura de cidades, afetando, principalmente, populações em situação de vulnerabilidade.

Imagem: Pixabay