Mudança no trânsito de Porto Alegre pode evitar muitos crimes; saiba mais

Nos últimos dias, mudanças no trânsito estão sendo discutidas na capital gaúcha. Um projeto de lei, que está sendo debatido na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, poderá permitir que o sinal amarelo intermitente em semáforos seja utilizado durante a madrugada.

O projeto de lei, sugerido pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT), determina que os semáforos presentes nos pontos em que não há riscos de acidentes poderão continuar com o sinal amarelo intermitente durante a madrugada. O horário ainda deve ser determinado pelo órgão competente pela regulação do trânsito.

De acordo com o vereador “a crescente preocupação com a segurança pública passou a exercer enorme pressão sobre os engenheiros de trânsito para que eliminem o sinal vermelho dos semáforos durante a madrugada, minimizando a chance de que criminosos possam abordar o veículo parado no cruzamento”, diz.

O vereador ainda afirma que diversas cidades estão realizando a instalação do sinal amarelo intermitente, “para transmitir e regulamentar a permissão de que os veículos não tenham de parar nos semáforos”.

Saiba se é permitido passar no sinal vermelho durante a madrugada em Porto Alegre

Assim como o sinal amarelo, o sinal vermelho durante a madrugada também acaba prejudicando motoristas não só do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil.

Apesar dos perigos, não existem projetos que eliminem a necessidade de parar no sinal vermelho durante a madrugada. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), avançar o sinal vermelho é infração gravíssima, passível de multa no valor de R$ 293,47 além da inclusão de sete pontos na Carteira de Habilitação (CNH). Em seu artigo 24, o CTB diz que compete aos municípios operar o sistema de sinalização e os equipamentos de controle viário e executar a fiscalização de trânsito, autuando os infratores.

De acordo com artigo 208 do CTB, que trata de questões de infração do sinal vermelho, não há ressalvas.