Importante mudança na conta de água é anunciada para moradores do RS

Nesta terça-feira (16), o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) informou que as datas de vencimento das contas de competência de abril, que antes venciam de 6 a 16 de maio, serão alteradas. Agora, o pagamento deverá ser realizado entre 11 e 27 de maio. Além disso, a alternativa de débito em conta também teve a data de vencimento alterada.

De acordo com a Diretoria Comercial do DMAE o número de usuários com débito em conta procurando pela segunda via em canais digitais e postos de atendimento aumentou nas últimas semanas. “Queremos tranquilizar a população. As datas de vencimento das duas formas de pagamento foram alteradas justamente por causa dessa troca do sistema”, esclarece o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.

O Dmae ainda afirma que as contas que possuem débito automático continuarão sendo debitadas normalmente. Clientes que recebem as contas por intermédio dos Correios ou por e-mail também terão a data de vencimento alterada. Além disso, para os clientes que não receberem a conta, é possível tirar a segunda via, com a atualização na data de vencimento, no site do Dmae.

Moradores de Porto Alegre continuam reclamando da água

Mesmo com o DMAE ter garantido que o gosto e o cheiro da água estavam normalizados, os moradores de Porto Alegre continuam reclamando.

“O gosto tá forte, o cheiro no banho, na torneira, no copo, na louça. Tudo que a gente for fazer tá insuportável. É um cheiro, assim, de terra molhada (…) Tá começando a causar um pouco de ânsia nas pessoas”, afirma a vigilante do Samu Fabiana Zakowicz.

Conforme um laudo técnico do DMAE, a chuva dos últimos dias carregou terra, areia e vegetação para o Guaíba. A mistura teria sido responsável pelo odor e gosto alterados na água.

”Mudamos um pouquinho nosso padrão de tratamento, forçando esse material a sedimentar mais e clarificar um pouco mais essa água. A gente segue nesse padrão de tratamento até que sejam sanadas as reclamações dos clientes. A gente estima que segunda-feira a população não sinta mais gosto e cheiro”, explica o diretor-geral do Departamento, Maurício Loss.