Mudança no tempo faz o nível do Rio Guaíba baixar mais rápido

A mudança do tempo, que faz o vento Sul passar a soprar de Leste a Nordeste no Norte da Lagoa dos Patos, vai ajudar a baixar o nível do Rio Guaíba mais rapidamente. O vento Sul intenso desta quarta-feira (27) ocorreu em decorrência de um ciclone que foi determinante para as cheias no rio.

Sendo assim, as águas do Guaíba saltaram de 2,80 metros para 3,18 metros em apenas 24 horas, levando o primeiro transbordamento no cais desde a enchente de setembro de 1967. O volume de água acima de 3 metros é considerado perigoso à população.

Além disso, o Rio Guaíba seguirá alto e permanecerá assim por vários dias. Preocupa um novo episódio de vento Sul, embora seja menos intenso, no fim de semana pelo ingresso de uma massa de ar frio.

Rio Guaíba vai diminuir

Na madrugada desta quinta-feira (28), o nível do Guaíba baixava. Segundo os dados registrados, à 1h um nível de 3,00 metros recuou para 2,94 metros. Sendo assim, em algumas horas, o nível do rio já estava apresentando baixas significativas.

Já durante o dia, o sol aparece entre poucas nuvens em Porto Alegre e na maior parte do Rio Grande do Sul, com um clima agradável e garantindo um dia fresco, depois de um amanhecer de frio para vários municípios.

A boa notícia é que não há indicativo de chuvas intensas e volumosas em curto prazo para o território gaúcho. A aproximação do frio induz instabilidade em parte do estado, mas com volumes de precipitação de baixa a moderada.

Já no final de semana, o estado contará com a presença firme do sol e a semana que vem deve começar ainda com o tempo firme.

Foto: Luciano Lanes/PMPA